quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Senti(r)dor

Há blogs incríveis... Sentidor.blogspot.com é um blog que "espreito" frequentemente. Super bem escrito, de alguém com uma sensibilidade extrema... e que quase sempre me deixa com um apertozinho melancólico. Espero que [CDAPLUMA] não me leve a mal este pequeno grande plágio. Seleccionei três posts muito bonitos do blog Senti(r)dor... e não satisfeita roubei esta foto que é um espanto. Disfrutem e espreitem o blog!


Doido por ti
"Fiz o que tinha a fazer, o que jurei nunca fazer, o que me custou a fazer
fi-lo por ti.
Fui o que agora não consigo ser, o que me arrependo de ser, o que nunca mais vou ser,
fui-o por ti.
Quis nunca mais querer, nunca mais crescer, nunca mais nascer,
qui-lo por ti.
Fiz, fui, quis só por ti, unicamente pela tua ausência."
[CDAPLUMA]
FERA... SAUDADE
"Não há retorno,
porque sei que nunca hás-de regressar.
No meio de saudades e memórias deixaste a nostalgia
.... que nunca há-de passar.
Sou diferente desde que foste,
serei para sempre um bocado teu.
E quando olho para trás e não te vejo,
estendo a mão e não lá estás,
é como se parte de mim
tivesse ido ..... também... contigo,
para nunca mais voltar."
[CDAPLUMA]
EVOLUÇÃO
"Não acredito em retrocessos,
não posso acreditar em desespero.
Se me queimar, tenho de viver com a dor,
se cair tenho de ver de baixo, com novos olhos.
Quem olha para trás tropeça,
quem olha em frente não diz adeus."
[CDAPLUMA]

domingo, 27 de janeiro de 2008

Excelente


A orquestra estava a rigor e o espectáculo visual preencheu-me quase tanto como o espectáculo musical. A prestação do Mário Laginha e do Bernardo Sassetti foi incrível e a orquestra demonstrou-se entusiasta mas muito profissional. Os destaques são para "Sonho dos Outros" e "Renascer", ambas de Sassetti, que me deixaram em reflexão profunda e me levaram a viajar. Tudo muito bonito e completo.

[na noite anterior vi Kusturica no Coliseu... fim-de-semana musical de opostos! O único ponto em comum foi ter estado sempre rodeada de seres humanos muto especiais]

José Luís Peixoto

"Jorge Luís Borges imaginava que o paraíso seria parecido com uma livraria. Imagina-o assim também? Não. Uma livraria tanto pode ser o paraíso como o inferno. O paraíso tem de ser um lugar onde as pessoas se tocam e não um lugar onde estão sozinhas com palavras."
Porque gosto muito do que escreve, e concordo em absolto com este seu devaneio... [excerto de uma entrevista de Helena Teixeira da Silva a José Luís Peixoto, Jornal de Notícias]

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Também vais ter um :o)

Quero oferecer-te um nariz de palhaço! [eu sei que queres um]. O nariz de palhaço é mágico, sempre que estiveres triste deves lembrar-te que o tens, e que com ele podes ser quem quiseres, viver feliz e sorrir muito.

"Na Terra dos Sonhos podes ser quem quiseres, ninguém te leva a mal"... [espero que um dia também ofereças um nariz de palhaço]

"Away from Her"

Alzheimer, Depressão e Amor... um cuidador, antes amante e de momento que Ama! Bonita lição... quem ama tem muitas vezes de deixar partir! Final comovente de reconhecimento ao AMOR!!! O Amor, quando verdadeiro, é grande... não são os homens que são "enormes", são os sentimentos que os engrandecem, e quando ao desbarato... os ridicularizam...

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dedos com Música II

Quinta feira inicío as aulas de guitarra com um guitarrista de que gosto particularmente. Não podia ser um amigo, mas ao mesmo tempo não queria um desconhecido. Demorou, mas julgo ter feito a opção correcta. Agora sim, vou voltar a ter Dedos com Música!!!

[a foto é da guitarra mais linda do mundo :o), a tua!]

Marioneta

"Sou marioneta presa aos fios de nylon dos teus dedos. Comandas-me a uma distância que os números não conhecem. És dono de mim e dos meus dias. De todos os dias em que me fazes falta, de todos os segundos em que te penso.
Pesa-me a ausência do que quase fomos, de todas as vezes em que fintámos descaradamente os desencontros. Olho para trás e vejo um ano sofrido de almas feridas por verdades choradas entre quatro paredes de um qualquer quarto de hotel. Olho para trás e vejo um ano luminoso porque, apesar de todas as incontáveis vezes que nos declinámos, percebemo-nos e soubemo-nos ler no imenso silêncio de uma noite quente de verão. Queria saber eliminar todas as contradições que fragilmente nos unem...queria saber tornar-te possível na minha vida e traçar um caminho de sonhos a que pudéssemos chamar nosso...queria, afinal e tão só, poder contar contigo e saber onde te procurar quando o vazio da tua ausência me enche o peito e a alma como em dias como o de hoje (todos?...)."


Post retirado do blog http://existiremintermitencias.blogspot.com, que consulto com frequência. Por ser um blog muito bonito e por ser um post de carga emcional muto forte.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Duas lágrimas de orvalho

Duas lágrimas de orvalho
Caíram nas minhas mãos
Quando eu te afaguei o rosto
Pobre de mim, pouco valho
Pra te acudir na desgaça,
Pra te valer no desgosto
(...)
Mariza
[vocês valeram-me de muito, foram e são a minha força]

Agora com 29 anos

[para os meus amigos e a minha família]

Que as lágrimas do ano anterior possam transformar-se! Quero devolver-vos em sorrisos cada lágrima que me afagaram. Este será um ano melhor. Obrigada pelo enorme carinho de sempre!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Pequena grande conclusão

"Ela concluiu haver uma parte sua,
que não pode partilhar...
não lhe pertence mais!!!"



Uma Viagem Especial

Hoje fui transportada para o Norte de África, por momentos senti-me em algum sítio que não este, o de quase todos os dias... e fico sempre mais feliz quando me fazem sentir bem!!! Estava quase em casa e fiz uma enorme viagem...
[adorei o espaço, a cor, o chá berber mas o que me fez viajar de verdade, foram os várias episódios por terras Marroquinas, que chegaram até mim, por ti]

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Quero Partilhar

[eu e a minha guitarra]
Porque a Adoro, porque me faz imensa companhia e porque
a Foto ficou um Espanto!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Sonho mais Lindo

Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção
Com sofreguidão
Mil venturas previ
O teu corpo é luz, sedução
Poema divino cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria, entontece
És fascinação, amor
[Elis Regina]




Há muito não tinha sonhos bons! Esta noite sonhei que Ela nascia dentro de dias... não acordei com a sensação de que estava em tal estado de graça, nem transportei para o meu dia o sonho da minha noite... Ainda assim foi muito bom querer a dormir, algo que quis tantas vezes acordada!!! Eu estava muito bem, muito feliz, e os que Amo estavam em meu redor. O meu inconsciente tem vindo a colmatar, o que o meu consciente já não permite! [e foi bom poder partilhar]

domingo, 13 de janeiro de 2008

Fim de Semana de pequenas grandes decisões


Passei um Sábado tranquilo... e a noite foi reservada para mim, após umas boas horas de guitarra rendi-me ao sofá, onde fiquei a disfutar do meu ninho que adoro, e a ouvir um cd que me emprestaram: "Essence, Lucinda Williams", muito bonito.

Nestas horas, comigo mesma, percebo que estou bem, sem medos, sem ansiedades constantes,sem incertezas a predominarem... não vivo o sonho que idealizei e que era a minha vida, mas vivo serena e tranquila com a vida que tenho! Não tento hierarquizar importâncias e vivo, apenas, deixando fluir o que sou e "boicotando" um pouco o que fui. Apenas porque já desmontei, já analisei, e dei sempre tudo o que podia, fui para além das minhas próprias forças.

Sábado dia 12 era uma óptima data para tomar uma pequena grande decisão. Este ano quero férias em África... não quero América do Sul... quero mesmo voltar a África!!! E assim, o meu Sábado ficou muito rico... tenho esquecido que ainda posso sonhar e fazer planos... e que partam de mim, do meu ser, e das minhas vontades.

[Sabes Joaninha, tenho Saudades da África que não conheço, e tenho Saudades de ti, que estás quase quase de regresso].



sábado, 12 de janeiro de 2008

...

Este é o ano da saudade!

Tenho saudades de uma parte do que vivi,
e muitas saudades de uma outra parte que não vivi...
Eu sou A Saudade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Quem não amou

Quem não amou
Não sabe o que perdeu
Mais vale ter um lado triste, amargurado
Do que viver sem uma paixão
Quem não amou, coitado, não sonhou
E quem passou, passou e nem ouviu, a voz do coração

Gosto quando ficas até tarde e deixas tudo p'ra depois
Gosto quando acordas tarde
Num trapo em cima dos lençóis
Gosto quando fazes de malvada e ris da minha condição
E o teu respirar cansada
Teu arrepio na cova do ladrão.

É que o amor
Seja lá o que isso for
É sempre uma mistura
De feitiço e de ternura
Com um pouco de suor
É que o amor
Seja lá o que isso for
É sempre uma mistura
De feitiço e de ternura
Com um pouco de suor

Filarmónica Gil


Saudades de mim ali. Barcelona, 2006

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Poemas ao Vento

Foto do "azul" que me viu esboçar vários sorrisos coloridos neste dia...
tarde de passeio e noite de concerto (acompanhei-te e acompanhaste-me)
"o sol rebrilhará

o relógio parou

o tempo não"

sábado, 5 de janeiro de 2008

Adeus...

Um Adeus Profundo e Sincero a uma grande Matriarca que nos deixou hoje, dia 05 de Janeiro de 2008. A ela, que me acolheu e apelidou de "companheira", votos de um descanso sereno, a cuidar dos que Ama e Amará eternamente!

2008

[ "Chega de Saudade"! 2008 iniciou [

Viagem de 2007 e Viagem da minha Vida - Salvador da Bahia

Este não foi um ano de muitas viagens, para o que é habitual. Ainda assim estive em Madrid, em Junho; em Maraggogi (Brasl), em Agoato; e em Salvador da Bahia em Novembro. A viagem de eleição tinha de ser Salvador, esta terra será sempre um local mágico... não devo voltar nos próximos anos, mas Salvador existe em mim!!!
"A Bahia é um estado de alma. E mais, é um estado de tal imaginação, que não são os seus habitantes que sonham a terra, é a terra que sonha os seus habitantes. Poder-se-ia talvez evocar, a favor dessa visão, quanto o que é mágico pode ser universal e quanto o universal é a exuberância de uma natureza que nunca, jamais quer ficar dentro de si própria. Então, a Bahia se encanta, de encantar." Carlos Nejar in Bahia - cores e sentimentos (retirado do blog a meninaquesorriaadormir.blogspot.com da minha amiga irmã)

Musicais 2007

Por ordem de preferência, e não de imagens:
1º Música no Coração (lindo, regresso à infância)
2º Peter Pan e a Terra do Nunca (misto de fantasia e sonho)
3º Jesus Cristo Super Star (hiper produção)

Cds 2007

Estes não são Cds de 2007, mas sim que me acompanharam em 2007. Impossível votar num favorito... gosto muito de todos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Concertos de 2007

1.Joanna Newsom, Theatro Circo em Braga [Maio]
2. Maria João, Jardins do Palácio no Porto [Julho]
3. Mariza e Gilberto Gil, Estádio de Aveiro [Julho]
4. Caetano Veloso, Colseu do Porto [Novembro]
5. Seu Jorge, Casa da Música no Porto [Novembro]

O meu voto para o favorito é sem dúvida atribuído ao concerto de Seu Jorge. Foi fabuloso!!! Adorei!!!


Caminho

O caminho que todos os outros percorreram, leva-nos aos mesmos sítios onde muitos já estiveram. Eu quero o meu caminho... seguir as minhas próprias direcções e assim encontrar a minha Neverland! Boas Caminhadas em 2008. Que cada um de nós possa traçar o seu próprio caminho, e que esse seja único, autêntico e especial.