domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vairagya

Como sou uma principiante... observo todos os dias os sinais das minhas práticas durante 30 anos de existência... os meus condicionamentos... a forma como vivi e não, na verdade, o que sou!!! Hoje observo-me, consciente de que em outras fases, nem isso fazia... mas sendo uma principiante preciso muito de Abhyasa [Prática constante] e Vairagya [Desapego]... O Apego é uma constante em mim... por isso vivo tão saudosa!

Observo a minha Saudade... não sou a minha Saudade!
Observo o meu Apego... não sou o meu Apego!

Podemos reduzir o apego contemplando a impermanência. É certo que o objeto ao qual estamos apegados, seja qual for, irá mudar. (...) Mesmo o nosso corpo, ao qual estamos apegados em grau máximo, irá embora um dia. Saber disso não só ajuda a diminuir o apego, como também nos proporciona maior apreciação das coisas que temos, enquanto as temos.

Sem comentários: