sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

23:00 - Satsanga de fim ano, kirtan, o fogo sagrado e o sankalpa para 2011

Aqui vou eu... novamente para o desconhecido, passar um fim de ano com um grupo onde não conheço rigorosamente ninguém... e porque não? Onde quer que vás o Universo acompanha-te... e desta vez terás o coração quentinho pelo Fogo Sagrado.
Feliz 2011 para todos!


Satsangas são encontros em que tradicionalmente se entoam kirtans (cânticos do Yoga) e se conversa sobre o ensinamento do Yoga, sobre a verdadeira natureza do ser humano, que é ser completo (púrna), livre de limitações e sobre as diferentes práticas que possibilitam esse reconhecimento. Kirtan são os cânticos do Yoga, formas de mantras feitos, na sua maioria, de forma mais descontraída e que consistem na repetição dos diferentes nomes das facetas do absoluto, de Brahman.

A passagem de ano será numa clareira dos jardins, sob a copa das árvores, à volta do fogo, evocando a nossa essência e comunhão com a natureza. Faremos um ritual de purificação das nossas imperfeições e de determinação das nossas resoluções para 2011.


Com Miguel Homem e algumas surpresas
O Retiro de Fim de Ano já começa a ser uma tradição. Depois de Patañjali, Shankara e a Meditação terem servido de tema como reflexão chega a vez de: Sádhana, a prática. Porquê, para quê e como praticar? Como chegaram até nós os estilos de Hatha Yoga mais conhecidos e o que cada um oferece para o enriquecimento do praticante. Permanecer imóvel no movimento do corpo, parar e respirar, parar e meditar, abrir o laboratório da prática para a reflexão e o crescimento, eis a proposta. Motivados pelos anos de prática de Hatha Yoga dentro de diversos estilos surge este convite para todos os que queiram passar o ano de forma consciente, dando o mote para o ano que se segue.

Programa

31 de Dezembro, sexta-feira
15:00 - Chegada 16.00 - Boas-vindas aos participantes e apresentação do encontro 17.00 - pranayama e bandhas: as respirações completas, ujjayi, bandhas, como, quando e porquê. 18.00 - Prática com ênfase no alinhamento: shat karma, asana, yoganidra, pranayama e meditação 20:30 - Jantar 23:00 - Satsanga de fim ano, kirtan, o fogo sagrado e o sankalpa para 2011*

1 de Janeiro, sábado
09:00 - Prática com ênfase na adaptação e reflexão: shat karma, asana, yoganidra, pranayama e meditação 11:00 - Pequeno-almoço 12:00 - O propósito do Hatha Yoga. 13:00 - Súrya Namaskara - a saudação ao sol, as variações, ajustes e correcções. 14:30 - Almoço, descanso, caminhadas 17.30 - Estudo e Treino: Bhastrika e Suryabheda pránáyámas. 18.30 - Prática: Saudação ao Sol com os respectivos mantras, e meditação. 19:30 - Jantar 21.00 - Sat Sanga (convívio) e kirtan.

2 de Janeiro, Domingo
07:30 - Prática com ênfase no vinyasa krama: shat karma, asana, yoganidra, pranayama e meditação 10:00 - Pequeno-almoço 11:30 - O legado de Krishnamacharya: alinhamento, vinyasa krama, adaptação ou tudo isso e mais? Como estruturar a prática individual. 13:30 - Almoço e descontracção 15:30 - Sat Sanga final (dúvidas e esclarecimentos) e Kirtan de encerramento 16:30 - Namaste!

Sem comentários: