domingo, 25 de novembro de 2007

Iansã / Yansã


Salvador da Bahia apresentou-me o Candomblé, o Candomblé apresentou-me os Orixás... e ainda que temerosa pelo que é divino mas desconhecido e encantador conheci Oxúm, Iansã, Oxalá, Ogum, Iemanjá, entre outros. Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados com as manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproximam-nos dos seres humanos, pois manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam excessivamente, são passionais. Hoje quero partilhar Iansã.
Iansã é a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios. Os filhos deste Orixá são pessoas alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais. Extrovertidas, francas e amantes da natureza; ambiciosas e de temperamento forte, são guerreiras e comunicativas. Iansã costuma ser íntegra nas suas paixões; assim nada nela é medíocre, regular e discreto; são muito ciumentas, possessivas, muitas vezes incapazes de perdoar qualquer traição. As suas zangas são terríveis. Iansã é o Orixá do arrebatamento. E eu... tenho características dos filhos de Iansã!

“Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar / Mas, Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar (…) Ogum sonhava com a filha de Nana, e pensava que as estrelas, eram os olhos de Iansã (…) Na terra dos Orixás, o amor se dividia (…) Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar / Mas, Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar”

1 comentário:

joquinhas disse...

nós, capricornianas, somos regidas por Inhasã, minha amiga... seremos filhas desse orixá?! estou indo para lá, para o "mundo" do Candomblé, para descobrir!!! muito e bom Axé para ti:)