quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Maria

"Maria descobre que o balão que tem no coração é mágico. Quando ele está cheio Maria fica com uma força incrível! Uma força capaz de tornar os outros mais e mais felizes. E tu? ... Já descobriste a magia do balão que trazes no coração?" Armindo Reis (Ilustrações de Elsa Fernandes)


Para ti "Joanopolis"... tu que creio já teres descoberto o balão que tens no coração... pois tornas-nos mais e mais felizes por existires.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Oxalá (porque hoje só podia...)

Oxalá está associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço, chamado Oxaguiam, e velho, chamado Oxalufam. Simboliza a paz e é o pai na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador. Oxalá é respeitado por todos os Orixás e todas as nações.
Os filhos de Oxalá são calmos, responsáveis, reservados e de muita confiança. Os seus ideais são levados até ao fim. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam todos os seres humanos mas exigem ser respeitados.

Como te tinha dito, a mim parece-me que, tu és filho de Oxalá!
Contigo… não fazer nada... é fazer tanto!!!

domingo, 25 de novembro de 2007

Iansã / Yansã


Salvador da Bahia apresentou-me o Candomblé, o Candomblé apresentou-me os Orixás... e ainda que temerosa pelo que é divino mas desconhecido e encantador conheci Oxúm, Iansã, Oxalá, Ogum, Iemanjá, entre outros. Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados com as manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproximam-nos dos seres humanos, pois manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam excessivamente, são passionais. Hoje quero partilhar Iansã.
Iansã é a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios. Os filhos deste Orixá são pessoas alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais. Extrovertidas, francas e amantes da natureza; ambiciosas e de temperamento forte, são guerreiras e comunicativas. Iansã costuma ser íntegra nas suas paixões; assim nada nela é medíocre, regular e discreto; são muito ciumentas, possessivas, muitas vezes incapazes de perdoar qualquer traição. As suas zangas são terríveis. Iansã é o Orixá do arrebatamento. E eu... tenho características dos filhos de Iansã!

“Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar / Mas, Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar (…) Ogum sonhava com a filha de Nana, e pensava que as estrelas, eram os olhos de Iansã (…) Na terra dos Orixás, o amor se dividia (…) Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar / Mas, Iansã, cadê Ogum? / Foi pro mar”

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Everything Is Free / Gillian Welch

Everything is free now,
That's what they say.
Everything I ever loved,
I'm going to give it away.
Someone hit the big score.
They figured it out,
That we're gonna do it anyway,
Even if doesn't pay.
I can get a tip jar,
Gas up the car,
And try to make a little change
Down at the bar.
Or I can get a straight job,
I've done it before.
I never minded working hard,
It's who I'm working for.
Every day I wake up,
Come in a song.
But I don't need to run around,
I just stay home.
And sing a little love song,
My love, to myself.
If there's something that you want to hear,
You can sing it yourself.
Cause everything is free now,
That what I say.
No one's got to listen to
The words in my head.
Someone hit the big score,
And I figured it out,
That we're gonna do it anyway,
Even if doesn't pay.

(Muito Bonito... obrigada pela partilha!!! Não percam). http://www.myspace.com/gillianwelch


Matrioshka ou Babouchka

Há para todos os gostos e ambições...
Em outra altura da minha vida, quis ser a maior, a protectora, a que suporta tudo e todos... Hoje decidi que quero ser a mais pequenina... a protegida... que cabe até, dentro de um bolso!!! E era tão pequenina sendo a grande... e serei tão grande sendo a pequenina!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Borboletas na Barriga

Encontrei um menino com "Borboletas na Barriga"... Devia ter-lhe falado no "Caldeirão de Sentimentos", por vezes a arder... outras... em repouso. Borboletas na barriga, é uma bonita imagem... que sejam azuis, que sejam violeta... que sejam de muitas cores! E que todos os meninos possam partilhar com alguém, que têm Borboletas na Barriga.

domingo, 18 de novembro de 2007

Estrela do Mar


"Em silêncio trocámos segredos e abraços
Inscrevemos no espaço um novo alfabeto
Já passaram mil anos sobre o nosso encontro
Mas mil anos são pouco ou nada para a estrela do mar"

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Salvador da Bahia


Regressar a Salvador provoca-me uma sensação agri-doce no corpo e na alma... mas é muito bom poder voltar à Bahia... à Terra da Felicidade!! Aqui vou eu, hoje mesmo... fica a promessa de que comigo vou trazer muitas fotos... e muitos momentos!!! E sim... vou voltar aqui, onde o Candomblé e o Catolicismo se encontram...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dedos com Música

Hoje dei por mim no meio da literatura infantil, na Fnac de Santa Catarina... encontrei um livro que foi publicado em Outuro de 2007, com umas ilustrções fantásticas, e que prendeu de imediato a minha atenção. Aqui fica um excerto e uma ilustração.


“Sara é uma menina que um dia, ao passar na rua, a caminho de casa, é atraída por um som maravilhoso. Um som que lhe parece absolutamente mágico… cheia de curiosidade, ela segue as notas de música… Então entra num mundo que é, afinal, aquele onde ela quer viver para sempre. Porque Sara tem… dedos com música!”
Gonzalez, Maria Teresa Maia (2007); Dedos com Música. Ilustrações: Catarina França. Livros Horizonte