segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mindfulness

Atenção Plena e Calma Mental
No estado de meditação focada num só ponto (Single point) todos os pensamentos se derretem, tornam-se num, silenciando e acalmando a mente. A meditação focada num ponto e a meditação analitica são métodos para desenvolver a Mindfulness (atenção plena no momento presente). Cometemos muitos erros porque não estamos atentos, perdemos a atenção plena no momento presente. Por isso, ao tornamo-nos mais atentos, criaremos menos problemas, trazendo assim mais paz e felicidade às nossas vidas.
[este mês passo a ser uma das privilegiadas alunas do Venerável Tulku Lama Lobsang... era algo que queria muito e começar com um retiro de quatro dias enche-me de ilusão e alegria]

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Yoga e Mudras

Cheguei mais enriquecida... quando faz sentido, é suficiente! Quanto às aprendizagens... sinto sempre como primeiros passos, neste caso primeiros mudras!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Fuga?

talvez...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fim de Semana comigo mesma...

O Espaço exterior...

O Espaço interior...

A atitude...
...
“La mente debe danzar con el cuerpo, y el universo entero es el escenario. Trata de sentir que lo que estés haciendo, sea lo que sea, es la cosa más bella, la más bella danza, porque estás danzando con el universo entero. No resientas nada. Deja que tu corazón te guíe, libre de todo resentimiento”
Yogui Bhajan

...
Não sei bem para onde vou, algures ao redor de Vigo, nem o que vou encontrar! Sei que preciso de me retirar para me restaurar... creio que comigo será sempre assim! E que bom que está para muito breve.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O meu caminho

Hoje, ao pensar em mim e nas minhas opções de vida... os trabalhos que larguei, as pessoas de quem me afastei, o que deixei para encontrar espaços, os caminhos que percorri ao longos destes 30 anos... senti-me, uma vez mais, grata à vida e às oportunidades que se me apresentam!
...

A vida nem sempre é como eu mais desejaria... como idealizo a cada dias que passa! Mas a minha vida é boa, ou pelo menos é assim que a vivo e sinto! Quase a completar 31 anos, e por isso já nos "intas" aos quais tanta gente apresenta aversão, estou Muito Feliz e Orgulhosa de todas as minhas opções até ao dia de hoje e do Caminho que percorro dia-a-dia! Gostaria de continuar a caminhar com a mesma filosofia... e o que mudar, que seja sempre para me enrriquecer enquanto ser humano, e para que a minha vida e a dos que me rodeiam, possa ser também mais preenchida do que é Bom Viver!

[a bonita aguarela é de Alice PriNa]

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Os símbolos do Natal regressam às caixas

Durante dois anos a minha árvore de Natal ficou encaixota... como se estivesse aprisionada a um perídodo da minha Vida que acabou. Este ano voltou... exuberante como Sempre! E agora que é Semana de Reis, está de regresso aos caixotes mas desta vez, se por terras Lusas andar, é um "Até para o Ano"! Os símbolos são apenas símbolos.

A música partiu de mim...

2010 é um bom ano para uma nova tentativa de regressar às minhas guitarras e a uma parte de mim que por vezes esqueço (e tanta falta me faz). Talvez aviste um "Ponto de Luz"... e na ausência do mesmo, sinto a força necessária para o ter presente em mim. Sigo Borboleta... posso sempre voar!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pablo Neruda


Morrer lentamente

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê, quem não ouve música,
quem destrói o seu amor próprio,
quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is"
a um turbilhão de emoções indomáveis,
justamente as que resgatam brilho nos olhos,
sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da
chuva incessante, desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo
exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!
-
-
Poema enviado pela minha querida amiga Rita... diz que se lembrou de mim ao ler este poema... porque será? Gosto Muito de Ti Ritinha... és um mimo muito bom na minha Vida!

sábado, 2 de janeiro de 2010